19/08/2016 às 18:53 - Atualizado em 05/09/2017 às 12:57

História

Em 16 de janeiro de 1958 foi fundada a Associação Profissional do Comércio Varejista de Gramado. Sua primeira administração foi formada pelo presidente Adail de Castilhos, o secretário Walter Bertoluci e o tesoureiro Arno Michaelsen.

Ata de fundação da Associação

Em 26 de abril de 1958, os diretores da Associação iniciaram o processo de investidura sindical. Após diversas mobilizações de empresários da cidade de Gramado para organizar a categoria, foi fundado oficialmente o Sindicato do Comércio Varejista de Gramado (Sindilojas Gramado) em 11 de setembro de 1958, com 30 associados iniciais.

Ata de fundação do Sindicato do Comércio Varejista de Gramado

Ata da 1ª Eleição de Diretoria do Sindicato do comercio Varejista de Gramado

Em 26 de novembro de 1958, o Sindilojas Gramado filiou-se à Confederação Nacional do Comércio e à Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul).

No ano de 1992, com a necessidade de representação local dos municípios representados pela Fecomércio-RS, o Sindilojas Gramado iniciou o processo de extensão de base territorial, representando os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula e Bom Jesus, tornando-se Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias (Sindilojas Região das Hortênsias).

No ano de 2006 o Sindilojas Região das Hortênsias entrou com novo processo para extensão de base, repassando o município de Bom Jesus para o Sindilojas Vacaria e adotando o município de Picada Café.

O Sindilojas Região das Hortênsias conta hoje com 130 associados e representa 2,8 mil empresas da região.