ENFRENTAMENTO COVID-19

Enfrentamento ao coronavírus
empresario_acoes_sindi_banner_0

O Sindilojas Hortênsias, no que se refere ao cenário atual de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) está agindo dentro de suas atribuições de entidade representativa dos lojistas da região, acompanhando as decisões nos âmbitos estadual e municipais. Está atenta e à disposição do representado, informando-o instantaneamente, através de canais diretos e oficiais da entidade, sobre novas medidas de prevenção e legislação.

A Fecomércio RS, entidade a nível estadual na qual o Sindilojas Região das Hortênsias está ligado, está atuando junto ao governo do estado, reunindo anseios de seus representados, solicitando medidas que venham ao encontro dos interesses da categoria. Estas ações podem ser acompanhadas pelo site da federação: http://fecomercio-rs.org.br/acoes-coronavirus/

Da mesma forma, o Sindilojas Hortênsias vem atuando no âmbito municipal, defendendo os interesses dos mais de dois mil representados, dentre as cidades de Gramado, Canela, Picada Café, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula.

Solicitações ao Poder Público Municipal e Estadual no período Covid-19

➡️ 26/03/2020 – Divulgamos em nossos canais de comunicação e enviamos, no formato de ofício aos prefeitos municipais das sete cidades, o posicionamento da entidade pedindo a FLEXIBILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS, adotando, claro, medidas de prevenção recomendadas pelos órgãos de saúde. No mesmo documento, declaramos ser favoráveis ao isolamento vertical e o retorno gradativo de todas as atividades econômicas (não só comércio), visto que nossa região é turística e depende desta movimentação. O isolamento vertical defendido no ofício, compreenderia: isolamento de idosos e grupos de risco, cumprimento das orientações de cuidados individuais, teletrabalho dos grupos de risco, o distanciamento entre pessoas, ou seja, evitar aglomerações, fornecer álcool gel na entrada dos estabelecimentos, alterar o horário de início e término de expediente para evitar lotação no transporte público, firmando protocolos de contingência, ou seja, que voltassem a operar com 50% de pessoal nas suas atividades a partir do dia 1º de abril, e retomando a 100% em 6 de abril quando o isolamento horizontal já teria cumprido 16 dias. http://www.sindilojashortensias.com.br/noticias/sindilojas-hortensias-defende-retorno-gradativo-das-atividades-economicas-reforcando-acoes-de

➡️ 01/04/2020 – Logo após a publicação do Decreto Estadual 55.154, de 1º de abril de 2020, o Sindilojas Hortênsias também se manifestou, através de ofício, junto as autoridades municipais sugerindo que fossem levadas em consideração as informações do Decreto Estadual,  que previa a abertura de estabelecimentos comerciais não essenciais para o desempenho de atividades de tele-entrega de mercadorias e no modo take-away (quando o cliente vai até o estabelecimento para retirar a compra), desde que vedada aglomeração de pessoas e observadas todas medidas sanitárias. Este modelo, inclusive, já pode ser adotado por todos os lojistas de Gramado, a partir do Decreto 82/2020, divulgado em 5 de abril.

➡️ 07/04/2020 – o presidente Guido José Thiele, o vice-presidente Clauber Ricardo Enzweiler Kny e o executivo, Nilvio Castanheiro, realizaram visita à Prefeitura de Gramado, levando em mãos ofício com anseios e reivindicações dos lojistas do município, referentes à flexibilização das atividades comerciais neste momento em que se pede pela prevenção e mitigação da proliferação do Coronavírus (Covid-19), mas também pela viabilização de ações e medidas que atentem ao cenário econômico. http://www.sindilojashortensias.com.br/noticias/sindilojas-hortensias-leva-anseios-e-reivindicacoes-da-categoria-prefeitura-de-gramado

➡️9/04/2020 – O Sindilojas Hortênsias, representado pelo seu presidente, Guido José Thiele, e pelo executivo, Nilvio Castanheiro, realizou visita à Prefeitura de Canela, levando em mãos ofício com anseios e reivindicações dos lojistas do município, referentes à flexibilização das atividades comerciais neste momento em que se pede pela prevenção e mitigação da proliferação do Coronavírus (Covid-19), mas também pela viabilização de ações e medidas que atentem ao cenário econômico.http://www.sindilojashortensias.com.br/noticias/sindilojas-hortensias-leva-anseios-e-reivindicacoes-da-categoria-prefeitura-de-canela

➡️ 14/04/2020 – Em mais uma ação do Sindilojas Hortênsias, diante deste momento de pandemia, a entidade endereçou, ofícios à Prefeitos e Vereadores Municipais de Gramado e Canela e, ainda, para Deputados Estaduais, com pedido de maior atenção ao comércio, que está proibido de abrir suas portas em todo o território gaúcho até dia 15 de abril, conforme decreto estadual 55.154, de 1° de abril. http://www.sindilojashortensias.com.br/noticias/sindilojas-hortensias-reforca-pedido-de-reabertura-gradual-e-cautelosa-do-comercio-prefeitos

➡️ 14/06/2020- Após divulgação semanal do Sistema de Isolamento Controlado do RS, que transfere Gramado e Canela da bandeira LARANJA para VERMELHA, determinando fechamento integral do comércio varejista, o Sindilojas Hortênsias envia ofício às prefeituras municipais com posicionamento contrário ao fechamento das atividades econômicas.
Confira:

➡️ 15/06/2020 – Após divulgação semanal do Sistema de Isolamento Controlado do RS, que transfere Gramado e Canela da bandeira LARANJA para VERMELHA, determinando fechamento integral do comércio varejista, o Sindilojas Hortênsias envia ofício ao Governador do Estado Eduardo Leite e ao Deputado Elton Weber.
Confira:

➡️ 09/03/2021- Em mais uma ação do Sindilojas Hortênsias, diante deste momento de pandemia, a entidade endereçou, ofícios à Prefeitos da Região com sugestões de medidas quanto ao ISS.  Confira: http://www.sindilojashortensias.com.br/noticias/sindilojas-hortensias-protocola-junto-prefeituras-sugestoes-de-medidas-quanto-ao-iss

➡️ 18/03/2021- Em mais uma ação do Sindilojas Hortênsias, diante deste momento de pandemia, a entidade endereçou, ofícios à Prefeitos da Região com pedido para prorrogação de vencimentos de tributos e isenção de juros e multa. Confira: http://www.sindilojashortensias.com.br/noticias/sindilojas-hortensias-encaminha-para-administracoes-municipais-pedido-para-prorrogacao-de

➡️ 18/03/2021- Em mais uma ação do Sindilojas Hortênsias, diante deste momento de pandemia, a entidade em conjunto com o Comitê Retomada do Tursmo enviaram ofício ao governo do Estado do Rio Grande do Sul solcitando a abertura de empreendimentos turísticos aos finais de semana. Confira em: http://www.sindilojashortensias.com.br/sites/default/files/sindilojashortensias/files/carta-governador.pdf

➡️ 19/03/2021- Em mais uma ação do Sindilojas Hortênsias, diante deste momento de pandemia, a entidade endereçou, ofícios à Prefeitos da Região reforçando a solcitação quanto a adoção de medidas mais brandas no sistema de Cogestão. Confira: http://www.sindilojashortensias.com.br/noticias/sindilojas-hortensias-reforca-solicitacao-prefeituras-quanto-adocao-de-medidas-mais-brandas-no

Auxílio aos associados do Sindilojas Hortênsias

➡️ 7/5/2020 – Campanha uso da mascará, com criação de cartazes que podem ser baixados por todos os seus representados e afixados em seus estabelecimentos, em local visível, seja na parede ou na vitrine. – http://www.sindilojashortensias.com.br/noticias/use-mascara

➡️ 29/05/2020 – Linhas de crédito especiais para associados Sindilojas Hortênsias em Parceria com o SICREDI/PIONEIRA RS – http://www.sindilojashortensias.com.br/servicos/linha-de-credito-especial