08/11/2018 às 11:27

Comércio pode abrir em feriados com colaboradores

Para isso é necessário portar a Certidão de Regularidade Negocial.

O comércio das cidades de Gramado, Canela, Cambará do Sul, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula poderá abrir suas portas, contando com seus colaboradores, no dia 15 de novembro e demais feriados até o término do ciclo (31 de maio de 2019) da atual Convenção Coletiva de Trabalho fechada entre Sindilojas – Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias e Sindicato dos Empregados no Comércio de Canela.

IMPORTANTE: Para a empresa poder contar com seus colaboradores em feriados é preciso portar uma Certidão de Regularidade Negocial emitida pelo Sindilojas Hortênsias.

O Sindicato vem disseminando junto a seus canais digitais, inclusive veículos de comunicação, a importância da Certidão, visto sua legitimidade. Importante salientar que a atual Convenção Coletiva de Trabalho, cláusula 37, fala da abertura do comércio, COM COLABORADORES, ou seja, toda empresa que desejar poderá abrir suas portas, independentemente da Convenção de Trabalho. A mesma solicita a Certidão, APENAS, para aquelas empresas que desejarem abrir suas portas COM COLABORADORES.

Valor de R$ 420,00

O valor de R$ 420,00, definido em Convenção Coletiva de Trabalho, deve ser cobrado de todos CNPJ da categoria, mas empresas filiadas ao Sindicato recebem a Certidão de Regularidade Negocial sem custo, como mencionado no parágrafo 8° do Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (§ 8º - Ficam isentas da cobrança da taxa as empresas associadas ao Sindilojas, desde que estejam em dia com o financeiro da entidade, no momento da emissão do certificado, e que não tenham tido baixa associativa nos 12 (doze) meses que antecedem a solicitação de emissão). Para os Associados do Sindilojas Hortênsias, esta isenção representa um valor de R$ 23,00 poupado por feriado (número médio de feriados por município no período da atual Convenção Coletiva de Trabalho). Esta isenção é um benefício àqueles que estão ligados à entidade.

Para onde vai a arrecadação:

O Sindilojas, entidade Patronal que representa oficialmente a classe dos lojistas, é composto por uma Diretoria que presta o serviço de forma voluntária e sem remuneração. Para o seu funcionamento, necessita de infraestrutura e de pessoas que fazem as atividades inerentes à representação da classe como Sindicato, organização e prestação de serviços. Portanto, toda e qualquer arrecadação é destinada para manutenção da entidade, para que possa bem representar a classe e oferecer atendimento, produtos e benefícios.

Benefícios/auxílio aos associados Sindilojas Hortênsias

O Sindilojas Hortênsias representa os lojistas de 7 cidades da Serra Gaúcha: Gramado, Canela, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis e Picada Café. Independentemente de uma empresa estar associada ou não, é o Sindicato que o representa junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Pessoas Físicas e Jurídicas podem se associar ao Sindicato e passar a usufruir dos benefícios que a entidade oferece, entre elas: Planos de Saúde, emissão e renovação de Certificado Digital, palestras, cursos, workshops de qualificação, tudo isso com valores especiais, atendimento especializado em parceria com o SEBRAE, convênios com diversas especialidades médicas, odontológicas, convênio com posto de combustíveis, além de diversos serviços que a entidade dispõe. Enfim, todos os benefícios e serviços estão no site www.sindilojashortensias.com.br.

A orientação:

O Sindilojas Hortênsias orienta que os lojistas entrem em contato com a entidade e solicitem sua associação, pois desta forma obterão uma série de benefícios e vantagens, dentre elas a Certidão para abertura nos feriados. Para associar-se ao Sindilojas Hortênsias o investimento mensal é de R$ 25,00.