04/10/2019 às 16:13

Biometria OBRIGATÓRIA em Canela

Todos os eleitores canelenses estão convidados a fazer o recadastramento biométrico para o título de eleitor até 11 de março de 2020. Mas para não ocorrerem filas o Cartório de Canela está mobilizando a comunidade para que não deixe para a última hora. Conforme ofício 105/2019 emitido pela 65° Zona Eleitoral ao Sindilojas Hortênsias no dia 3 de outubro de 2019, “mais de 50% dos eleitores ainda não compareceram” ao órgão competente para realizar o recadastramento.

A biometria é o procedimento de coleta das impressões digitais com atualização dos dados cadastrais. Além de reforçar a segurança da identificação do eleitor no momento do voto, é uma oportunidade para a Justiça Eleitoral realizar a depuração do cadastro, excluindo os eleitores que não comprovam o vínculo com o respectivo município.

O eleitor deve realizar agendamento de atendimento pelo site www.tre-rs.jus.br, aba Eleitor e Eleições, agendamento de atendimento, identificando o seu município Canela, local de atendimento Cartório da 065ª Zona Eleitoral, selecionando dia e horário e confirmando seus dados.

A revisão consistirá no comparecimento obrigatório do eleitor ao Cartório, munido de documento de identificação em sua via original e de comprovante de residência. Na oportunidade, terá os dados biométricos (assinatura, fotografia e impressões digitais) coletados, sendo que todo o procedimento demora em torno de 10 minutos. O Cartório Eleitoral de Canela fica na Rua Dona Carlinda, 450, e funciona das 12h às 19h. Telefone (54) 3282.3041.

Como conferir se já tenho a biometria?
No documento daqueles que já informaram suas digitais ao cadastro eleitoral, aparece – no canto superior direito – a inscrição “identificação biométrica”. Isso significa que, sim, você já está pronto para votar nas próximas eleições com a assinatura digital.

E se eu não fizer o recadastramento?
O título de eleitor é cancelado trazendo alguns transtornos:

-Não emitir passaporte

-Não emitir carteira de identidade

-Não receber o salário caso possua função ou cargo público

-Não receber empréstimos em bancos públicos

-Ficar impedido de realizar matrículas em universidades

-Não poder votar nas próximas eleições municipais

• Telefone(s): (54) 3286-9288